Buscar
  • Chef Caco Pereira

A pandemia e a oportunidade na gastronomia

A pandemia impactou diretamente no meu trabalho. De uma hora para outra, festas foram suspensas, casamentos adiados para datas incertas e, eu e milhares de profissionais da área gastronômica, nos vimos de mãos atadas, pois foi tudo de repente. Para você ter ideia, dia 21 março eu tinha três festas, dois aniversários e um casamento com cardápio bacana, tudo pronto. No dia 16 de março, menos de uma semana antes, fui comunicado que todas estavam suspensas. Fomos pegos de surpresa e as coisas estão demorando...


Essa quarentena foi um choque. Mas, para driblar a ‘paradeira’, fugir dessa situação áspera, eu tirei um projeto do papel. A ideia dos molhos foi idealizada há 3 anos, tínhamos receitas prontas, calculadas, tudo supervisionado por nutricionista. Então, nesse ano, entramos com a parte que preconiza a higiene e boas práticas para seguir em frente. Nasceu o Manufatto Molhos Artesanais Premuim, primeiramente com o molho bolonhesa e o de quatro queijos.


Começamos vendendo para os conhecidos e fomos acelerando. Quando nos pediram mais um sabor, lançamos o fungui e depois veio o molho de carne de panela. Para nossa surpresa, o Mercado Beltrame nos colocou na prateleira, foi uma alegria. Nos colocaram ao lado do Di Paolo, uma empresa de renome. Depois entramos no Mercado Bertanholi e Posto Pilon. Os molhos vieram a calhar, se enquadrou de uma maneira que foi um golaço! Quando as festas voltarem, os molhos seguirão na linha de frente do meu trabalho.


Agora, pensamos em alternativas para aprimorar o produto que ofertamos, como a compra de insumos de produtores aqui da cidade. O que me deixa feliz é que a culinária é um setor que, apesar do baque, está ajudando muita gente. Está dando coragem para aqueles cozinheiros de mão cheia que só a família conhecia, está alavancando a renda de profissionais que acabaram perdendo o emprego pela retração da empresa...


A gastronomia tem uma visão glamorosa, ela existe, mas a culinária sustenta muitas famílias com pratos simples. A quarentena me fez crescer muito e valorizar ainda mais a alimentação, me fez ver que sozinho a gente não faz nada, que as circunstâncias podem virar a nosso favor.


Texto: Chef Caco Pereira

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo