top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaiana Marquetto - Natural Chef

POSSO CONGELAR ALIMENTOS EM RECIPIENTES DE PLÁSTICO?


É muito comum usarmos potes de plástico para armazenar alimentos na geladeira ou para congelar. Mas será que é o ideal?


O uso de plástico não é indicado, tanto pela questão da saúde quanto pelo meio ambiente.

O plástico libera toxinas no contato com o alimento que acabamos ingerindo, principalmente quando há contato entre o plástico e alimentos aquecidos. Isso inclui utensílios de cozinha, descongelamento de alimentos no micro-ondas, armazenamento de alimentos aquecido que vão diretamente para os “potinhos”, por exemplo. Estudos comprovaram que essas toxinas podem estar relacionados a alguns problemas de saúde, mas na realidade não sabemos ao certo o quanto prejudicial pode ser.


Um dos compostos tóxicos no plástico é o Bisfenol A (BPA). Ele é um composto químico orgânico que tem sido muito estudado no mundo e sua segurança tem sido amplamente examinada. Constitui-se de uma molécula muito instável e por esse motivo pode migrar das embalagens para os alimentos, principalmente com mudanças de temperatura ou danos a esse invólucro.

O principal perigo da exposição ao bisfenol está no fato dele ser considerado um desregulador endócrino. Estudos sugerem que o BPA, ao entrar em contato com o organismo humano, principalmente durante a vida intrauterina, pode afetar o sistema endócrino e por isso foi proibido a fabricação de mamadeiras em policarbonato. Em 2011, a União Europeia proibiu a utilização em mamadeiras e produtos para bebês e desde então vários países inclusive o Brasil, adotaram a mesma política.


Como precaução, o melhor é evitar!


Quanto ao meio ambiente, o plástico não é facilmente biodegradável e leva muitos anos, ou séculos para de decompor, agredindo o meio ambiente. Além disso, eles apresentam menor tempo de vida, não são muito duráveis, racham, mancham, e precisam ser descartados com maior frequência do que outros materiais.

Como identificar o BPA no pote de plástico:


É preciso ficar de olho nos rótulos. Muitas marcas apresentam o carimbo “BPA free” em suas embalagens. Ainda, quando apresentarem o código 7 no símbolo da reciclagem, significa que o produto pode conter BPA.


Em função disso, muitas marcas estão adaptando os seus produtos e fabricando sem BPA.

Mas qual seria o material mais seguro para utilizar? Eu acredito que potes de vidro e aço inoxidável sejam a melhor opção, por apresentarem maior durabilidade. Além disso, o vidro não reage no contato com o alimento, porém é mais pesado e caro. O aço inoxidável é mais leve e resistente a quedas, e deve-se ter o cuidado para que não estejam arranhados, pois neste caso expor os metais usados na fabricação do aço.

Texto: Daiana Marquetto

Natural Chef, consultora domiciliar para mudanças de hábitos, Personal Chef e consultora para formação em Personal Chef com o método Dai Marquetto.

Fonte:

1.239 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page